O sociólogo e professor da Universidade de Brasília (UnB), Michelangelo Trigueiro, concedeu entrevista para o programa 2022, o Brasil que queremos, onde falou sobre o avanço da ciência e tecnologia brasileira nas últimas décadas.
“Nós que somos idealistas, acreditamos que o conhecimento, a ciência, tecnologia e inovação são partes fundamentais do desenvolvimento de qualquer nação. Foi assim em todo lugar do mundo, e não será diferente no Brasil”, ressalta.
Em sua análise, Trigueiro mostra a atuação e consolidação dos órgãos de fomento à pesquisa e sugere que seus modos de avaliação precisam de revisão, pois, conforme ressalta, \”avaliar não é somente mensurar, é também induzir comportamentos\”. E por isso, para ele, a incrementação de novos itens nas avaliações desses órgãos faz-se necessária, itens que contemplem melhor a interdisciplinaridade e que valorizem o caráter de prática da docência, além de somente o caráter de pesquisa.
O também coordenador do Grupo de Pesquisa “Ciência e Tecnologia” do Movimento 2022, o Brasil que queremos aponta, ainda, para a necessidade de priorizar, dentro das agendas governamentais, análises geográficas que compreendam a forma que se comporta e comportará o espaço urbano, para assim implantar medidas políticas que, em longo prazo, possam corrigir os rumos atuais do país.
Assista, aqui, a entrevista na íntegra.