Recommended Articles

2 Comments

  1. Wílon Wander Lopes

    Já fiz comentário, no espaço da resposta à mensagem, propondo que este assunto seja objeto de uma reunião do Instituto, na qual os sócios possam debater, com sua presença física (será pleonasmo? rsrsrs) assunto de taõ grande importância para Brasília e para sua redoma, o Distrito Federal e cidades que ficam em suas margens – e que diz respeito aos objetivos do nosso IHGDF. Tomara que minha sugestão seja abraçada…
    Um forte abraço ao Profesor Aldo, um mestre que me honra com sua amizade.

  2. Carlos C. Martins Leal

    O texto é esclarecedor e estabelece base formal de reflexão para a construção de uma ferramenta de observação e analise das modalidades do desenvolvimento econômico no território metropolitano. Compartilho com a opinião, que os problemas do desenvolvimento urbano foram, durante muito tempo, abordados a partir do ângulo da expansão urbana e da dinâmica da periurbanização. As quais são essencialmente abordagens espaciais, onde a dimensão econômica como motor e fator estruturante das transformações é muitas vezes ignorada.
    Ouso deixar as seguintes perguntas: a metropolização é um fenômeno espacial característico ou um processo socioeconômico que faz com que as cidades se encaixem no movimento de globalização da economia e no estilo de vida concomitantemente ao centro da metrópole? Não seria o valor das passagens interurbanas de ônibus (R$ 7,80), que impossibilitam a contratação da mão de obra dos municípios da área metropolitana pelos empresários do DF?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *